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terça-feira, 5 de junho de 2012

CAMINHAR – ATIVIDADE PARA TODOS As pessoas


As pessoas costumam fazer caminhadas por várias razões. Para algumas é uma atividade de lazer, de baixo custo e boa para o coração; para outras, é um momento de socialização, uma oportunidade para conhecer pessoas com interesses semelhantes. Mas todos os que praticam caminhadas são atraídos pela infinita variedade e beleza da terra envolvente e pelo libertar de tensões que esta experiência proporciona, porque a caminhada pode ser um antídoto para tanta coisa que nos assola no nosso modo de vida moderno e urbano. "Caminhar permite uma maior proximidade à terra, um sentimento de independência. O sólido bater das botas no carreiro significa ter a liberdade de poder parar para admirar uma flor, andar ao seu próprio ritmo, tirar prazer da travessia de um riacho por cima das alpondras algo arriscadas, explorar para lá dos limites do percurso estabelecido para poder ver de perto as gotas de orvalho a cintilar no verde campo." As caminhadas são mais do que um exercício ou o poder ver a paisagem. Começamos a ter respeito pelos valores da natureza: a simplicidade, o silêncio e a solidão. Aprendemos que temos de depender mais de nós mesmos do que de ajudas externas. Aprendemos que ao viver “no duro” damos mais valor ao que temos. No fim de contas, aprendemos mais sobre nós próprios.

 BENEFÍCIOS DA CAMINHADA Qualquer observador de pássaros, de estrelas ou aventureiro sabe quais são os prazeres inerentes à caminhada. Mas andar é mais do que um modo de deslocação agradável, pode também melhorar a nossa condição física, saúde e bem-estar mental. Caminhar refresca a mente, reduz a fadiga e aumenta a energia. Mais de metade dos músculos do corpo estão concebidos para a caminhada; é um movimento natural que praticamente não acarreta riscos. Andar proporciona momentos agradáveis para partilhar e socializar com os amigos e família. Caminhar de forma regular e energeticamente pode reduzir os níveis elevados de colesterol e melhorar a digestão e eliminação.

CAMINHAR ALIVIA O STRESS E A TENSÃO Caminhar regularmente aumenta o número de calorias queimadas e ajuda a sentirmo-nos bem com o nosso corpo. Juntamente com uma alimentação equilibrada, caminhar ajuda-nos a manter um peso saudável e a ter uma imagem positiva sobre o nosso corpo. Fazer caminhadas rápidas funciona como uma actividade aeróbia, ou seja, aumenta a necessidade de oxigénio que o corpo tem, exercitando o coração, os pulmões e os músculos de modo a funcionarem mais eficazmente.

ONDE CAMINHAR Comece perto de casa. Muitos centros urbanos começaram a desenvolver percursos que ligam parques a outras zonas verdes. Mais tarde, comece a procurar zonas protegidas ou parques regionais um pouco mais longe. A maioria terá uma série de percursos dispostos em anéis que o levarão de volta ao carro sem ter de percorrer o mesmo caminho ao contrário. À medida que se vai aventurando mais longe, procure clubes de pedestrianismo na sua zona. Estes clubes são grupos de voluntários que preparam e mantêm percursos pedestres. Cada grupo organiza uma série de caminhadas e passeios, assim como boletins informativos e actividades sociais.

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