O R G A N I Z A Ç Ã O --------

boquilobo

domingo, 5 de janeiro de 2014

Caminhada : CLAC à Fórnea 2014

Consquita da Fórnea by CLAC

Numa jornada para mais tarde recordar, cerca de 70 caminheiros disseram presente à "Conquista da Fórnea", mais uma organização do Clube de Lazer, Aventura e Competição (CLAC) do Entroncamento.
Os participantes reuniram-se no largo da igreja de Alcaria para uma caminhada com cerca de 11 quilómetros, que os levou até aos 577 metros de altitude e proporcionou paisagens de reter a respiração.
Pedro Pimenta, guia e mentor destas caminhadas, levou o grupo num percurso circular por trilhos de rara beleza, alguns dos quais e logo no início totalmente inundados devido à chuva dos últimos dias, mas que embelezou a parte final do percurso, com cursos de água límpida e cristalina, cascatas e nascentes a brotarem pelas falhas das pedras que ladeiam o percurso.
Num clima de camaradagem, entreajuda e muita animação, os 70 caminheiros deixaram o largo da Igreja por volta das 10 horas da manhã, regressando ao mesmo local pelas 14h20, com um sorriso nos lábios e agradados com mais esta caminhada do CLAC.
Segundo o site da Câmara Municipal de Porto de Mós, a "Fórnea é um anfiteatro natural com cerca de um quilómetros de diâmetro, escavado nos calcários margosos, margas e calcários do jurássico inferior e médio, sendo, por isso, um lugar rico em fósseis".
Localizando-se no Polje de Alvados, a Fórnea é uma extensa depressão com o fundo aplanado envolto por vertentes íngremes e por ribeiras temporárias afluentes do Rio Lena, o Rio Cabrão e o Ribeiro da Fórnea, que se juntam para formar o Rio Alcaide.
A próxima caminhada do CLAC vai decorrer no próximo dia 2 de Fevereiro, em Vila de Rei, com a realização do percurso "O Trilho das Cascatas".
Por Francisco Gavancho




FILME 1       FILME 2       FOTOS 1    FOTOS 2

Sem comentários:

Gardunha a noite

Pesquisar neste blogue